A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, ressaltou a importância do evento como uma forma de manter os instrutores atualizados e preparados para ensinar técnicas de atendimento de alta qualidade. Para ela, investir na capacitação contínua dos profissionais é fundamental para salvar vidas com mais eficiência.
O médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do Nep, também destacou o impacto positivo da iniciativa, explicando que a padronização de procedimentos garantirá que todos os instrutores estejam alinhados com os protocolos mais recentes, resultando em atendimentos mais seguros e eficazes para os pacientes.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou o compromisso do governo com a saúde pública, destacando que a dedicação dos profissionais do Samu em oferecer um atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência com qualidade resultará em mais vidas salvas e em um sistema de saúde mais eficiente para os alagoanos.
Durante o curso, foram abordados temas como Física do Trauma, Avaliação da Cena do Acidente, Manejo no Atendimento Pré-Hospitalar, entre outros assuntos relacionados ao atendimento de urgência e emergência. Os participantes elogiaram a iniciativa, destacando a importância do entrosamento promovido pelo curso e a relevância da padronização de procedimentos.
No total, treze instrutores participaram do curso, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em caso de necessidade de atendimento de urgência e emergência, a população pode acionar o Samu pelo número 192. O curso representou um importante passo na busca pela excelência no atendimento pré-hospitalar em Maceió.