ALAGOAS – “Sesau promove capacitação sobre Triagem Neonatal em Palmeira dos Índios para profissionais de saúde”

No dia 13 de fevereiro de 2025, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu um treinamento de extrema importância para profissionais da Estratégia de Saúde da Família, da VIII Região de Saúde de Alagoas. O evento, realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Palmeira dos Índios, teve como foco a triagem neonatal, especialmente a correta coleta do Teste do Pezinho, um exame essencial para detectar precocemente doenças em recém-nascidos.

Durante o treinamento, técnicos de enfermagem e enfermeiros aprenderam técnicas adequadas para a coleta de sangue do calcanhar do bebê, um procedimento que exige precisão para garantir resultados confiáveis. O Teste do Pezinho é fundamental para identificar condições como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e doença falciforme. Quando diagnosticadas precocemente, essas doenças podem ser tratadas de forma eficaz, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida das crianças.

Segundo Lucas Lucena, assessor da Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau, a capacitação faz parte de uma iniciativa maior para fortalecer a triagem neonatal em todo o Estado. Ele ressaltou a importância de capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde sobre a coleta e os fluxos da Triagem Neonatal, visando garantir a capacitação completa dos profissionais envolvidos.

Com essa iniciativa, a Sesau reforça seu compromisso com a saúde infantil, garantindo que mais bebês tenham acesso a diagnósticos precisos e tratamentos oportunos desde os primeiros dias de vida. O Teste do Pezinho é fundamental para fazer o diagnóstico em tempo oportuno de várias doenças, evitando sequelas irreversíveis nas crianças.

O Ministério da Saúde destaca a importância do Teste do Pezinho, um dos quatro exames de triagem neonatal oferecidos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). A coleta de sangue para realização do Teste do Pezinho acontece preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, sendo fundamental a identificação precoce das doenças para um melhor tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo