Com o retorno às atividades escolares, as crianças passam mais tempo em ambientes fechados, com maior contato entre elas e menos circulação de ar, o que favorece a transmissão de vírus respiratórios. Diante desse cenário, é recomendado que os pais evitem enviar seus filhos para a escola caso apresentem sintomas de síndrome gripal.
Tatiana ressaltou a importância do isolamento em casa para evitar a disseminação do vírus e quebrar a cadeia de transmissão. Caso a criança precise ir à escola, é fundamental que utilize uma máscara de qualidade, especialmente dentro da sala de aula.
Além disso, a pesquisadora alertou para a importância da vacinação contra a Covid-19, que tem impactado não apenas os idosos, mas também as crianças e outros grupos de risco. Ela enfatizou a necessidade de manter o uso de máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde, principalmente em estados com aumento de casos de SRAG por Covid-19.
A situação atual dos casos de SRAG no Brasil mostra uma queda na maioria dos estados das regiões Nordeste, Sudeste e sul. No entanto, houve um aumento nos casos de SRAG associados à Covid-19 em algumas regiões do Norte e Centro-Oeste, principalmente entre os idosos.
Por outro lado, em estados como Amazonas, Pará e Maranhão, já é possível observar uma reversão desse crescimento e até mesmo uma redução no número de novos casos graves por Covid-19, conforme informou a pesquisadora.