Durante o evento, o presidente também assinou a contratação de 900 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida Rural. Ao entregar as chaves das casas aos novos moradores, Lula expressou sua satisfação em proporcionar a realização do sonho da casa própria, ressaltando a importância desse marco na vida das famílias. Ele destacou que a obra havia sido abandonada por governos anteriores e enfatizou que seu governo retomou e concluiu o projeto, ressaltando que é o presidente que mais construiu casas para o povo brasileiro.
Além da entrega das habitações, Lula participou da inauguração do bloco didático-pedagógico J do Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA) e anunciou a construção de novos campi do IFPA, reforçando seu compromisso com a educação e o acesso ao ensino superior. Durante o evento, o presidente ainda reforçou a importância dos investimentos na educação básica e na qualidade do ensino no país.
Na sexta-feira (14), Lula está programado para visitar as obras do Parque da Cidade em Belém, espaço que sediará a COP30 em novembro deste ano. O presidente destacou a escolha de Belém como sede do evento, ressaltando a importância de mostrar ao mundo a realidade da Amazônia e a necessidade de preservação da região. O governador do Pará, Helder Barbalho, elogiou a decisão do governo em sediar a COP30 em Belém, destacando a importância da preservação da Amazônia e o desenvolvimento sustentável da região.