BRASIL – “Vendas no comércio crescem 4,7% em 2024, maior alta desde 2012, aponta IBGE”

O comércio brasileiro encerrou o ano de 2024 com um crescimento nas vendas de 4,7%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este aumento representa o oitavo ano consecutivo de expansão e a maior alta registrada desde 2012, quando a elevação foi de 8,4%.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, esse número é bastante expressivo e reflete a boa performance do setor. Apesar de um pequeno recuo de 0,1% nas vendas de dezembro em relação a novembro, o resultado anual foi positivo, com uma expansão de 2% comparado ao mesmo mês de 2023.

A pesquisa também apontou estabilidade na média móvel trimestral, representando o comportamento regular do comércio nos últimos três meses do ano. Embora o resultado de dezembro tenha colocado o setor 0,3% abaixo do ponto mais alto registrado em outubro de 2024, Santos destacou que essa estabilidade na alta é bastante promissora.

Diversos fatores contribuíram para o impulso nas vendas do comércio em 2024, entre eles o aumento da massa de rendimento dos trabalhadores, a estabilidade do crédito e a quantidade de pessoas ocupadas. Porém, Santos ressaltou que a inflação e a alta do dólar tiveram impacto no setor, tornando alguns produtos mais caros, especialmente os de informática e comunicação.

Durante o ano de 2024, oito das 11 atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram expansão. Destaque para os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registraram um aumento de 14,2%. Outros setores que também apresentaram crescimento foram veículos e motos, partes e peças; outros artigos de uso pessoal e doméstico; material de construção; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; móveis e eletrodomésticos; tecidos, vestuário e calçados; e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Por outro lado, três atividades tiveram uma diminuição nas vendas: combustíveis e lubrificantes; atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo; e livros, jornais, revistas e papelaria. O cenário para o segmento de livros e papelaria tem sido desafiador, com quedas recorrentes nos últimos anos, exceto por uma alta em 2022.

A pesquisa do IBGE analisou dados de 6.770 empresas formais do setor de comércio em todo o país, demonstrando a representatividade e a diversidade do mercado varejista brasileiro. A análise desses números reflete a atual conjuntura econômica e comercial do país, com perspectivas positivas para o setor no próximo período.

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