A Redesim analisa todo o processo de constituição, desde a criação do protocolo até a autenticação do processo pela entidade de registro. Isso envolve diferentes etapas, como a consulta prévia, a validação cadastral e a análise da entidade de registro. Em janeiro, Alagoas registrou tempos médios de 8 horas e 7 minutos para resposta quanto à consulta prévia e 2 horas e 25 minutos para análise do registro.
Com esses números, Alagoas se destacou entre outros estados, ficando atrás apenas de Sergipe, Paraná, Tocantins e Piauí. Essa agilidade no processo de abertura de pessoas jurídicas é resultado do trabalho realizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), responsável pela gerência da Redesim no estado.
O presidente da Juceal, Joãozinho, comemorou o resultado, destacando que Alagoas oferece incentivos, segurança fiscal e rapidez nos processos de registro. O Portal Facilita Alagoas, administrado pela Juceal, é a interface responsável por simplificar e agilizar os processos de abertura para pessoas jurídicas no estado.
Essa conquista evidencia o compromisso do estado de Alagoas em promover um ambiente favorável aos negócios e em reduzir a burocracia para os empreendedores locais. Com um tempo de registro competitivo em nível nacional, Alagoas se consolida como uma opção atrativa para aqueles que desejam empreender e investir no estado.