BRASIL – Alckmin recebe senador americano para fortalecer laços entre Brasil e EUA em meio a disputas comerciais

Nesta sexta-feira (14), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Geraldo Alckmin, recebeu a visita do senador americano Steve Daines, no Palácio do Planalto. Daines, integrante do Partido Republicano e aliado do presidente Donald Trump, veio ao Brasil para fortalecer os laços de amizade e parceria entre os dois países, que este ano completam 200 anos.

Após o encontro, Alckmin destacou a importância da relação Brasil-Estados Unidos e afirmou que as comemorações deste ano servirão para fortalecer ainda mais esses laços de amizade e cooperação. O vice-presidente também mencionou que o senador trouxe saudações do presidente Trump, do vice-presidente JD Vance e do secretário de Estado Marco Rubio.

Em declaração à imprensa, o senador Daines ressaltou a importância dos valores em comum entre os dois países, destacando a liberdade e a autodeterminação como princípios compartilhados. Acompanhado de sua esposa, o senador expressou sua satisfação pela primeira visita ao Brasil e o tempo dedicado ao encontro com Alckmin.

A visita do senador norte-americano acontece em um momento de tensão devido às disputas comerciais entre os Estados Unidos e diversos países, incluindo o Brasil. Recentemente, o presidente Trump confirmou a taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio, afetando a indústria brasileira. Diante disso, o presidente Lula da Silva reafirmou que o Brasil responderá com reciprocidade, caso as tarifas de importação sejam elevadas, incluindo a possibilidade de medidas em setores como o de etanol.

A visita de Steve Daines e as discussões sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos refletem as complexidades e desafios do cenário internacional atual, evidenciando a importância do diálogo e da cooperação entre as nações para superar essas questões e fortalecer os laços bilaterais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo