De acordo com a nota técnica emitida para todos os estados e o Distrito Federal, as doses com validade de 2 meses poderão ser destinadas a municípios ainda não contemplados pela vacinação contra a dengue ou aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos de idade. Já as vacinas que completarem 1 mês de validade poderão ser ampliadas até a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
Inicialmente, o imunizante no âmbito do SUS estava disponível apenas para pessoas com idade entre 10 e 14 anos. Porém, a decisão de expandir o público-alvo considera a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município, sendo necessária a devida informação à pasta sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação.
O Ministério da Saúde ressalta a importância do registro de todas as doses administradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para garantir a aplicação da segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização. A busca ativa também é recomendada para garantir que as pessoas que já iniciaram o esquema vacinal recebam a segunda dose.
Em 2024, o Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público universal. Atualmente, ela está disponível em 1.921 municípios, após ter sido iniciada em 315 municípios em fevereiro de 2024. A campanha de vacinação visa proteger a população, principalmente os jovens, diante do cenário epidemiológico da doença no país. A recomendação do Ministério da Saúde é que os estados e municípios intensifiquem as estratégias de busca ativa para identificar e mobilizar aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal.