O efetivo extra se somará ao policiamento convencional que já atua diariamente na cidade. O objetivo principal é garantir a segurança dos foliões locais e dos turistas que participarão das festividades de carnaval. Destaque especial será dado ao sábado, dia 22, quando o Pinto da Madrugada, o maior bloco carnavalesco de Maceió, promete reunir entre 800 mil e 900 mil pessoas. Para esse dia, está prevista a atuação de aproximadamente 200 policiais, entre patrulhas motorizadas e a pé, além de 200 viaturas.
Durante a entrevista concedida ao telejornal ALTV 1ª Edição, o coronel Amorim ressaltou que o policiamento estará presente em diferentes períodos do dia, especialmente nas áreas da orla de Maceió e no bairro de Jaraguá, onde se concentram os principais polos de festa carnavalesca. Nos demais dias, o aumento do efetivo será de cerca de 100 policiais e 100 viaturas, considerando que a aglomeração de pessoas será menor.
O planejamento completo do esquema de segurança para o período carnavalesco, incluindo o feriado prolongado, será oficialmente apresentado na próxima quinta-feira, dia 20. O comandante-geral enfatizou o compromisso da PM-AL em aperfeiçoar o trabalho de segurança pública, visando garantir um carnaval tranquilo e seguro para todos os cidadãos e visitantes.