ALAGOAS – Crescimento exponencial: número de pesquisadores em Alagoas aumenta 291% em 8 anos, aponta Censo do CNPq

Alagoas está comemorando, pela segunda vez, o Dia Estadual do Pesquisador Científico neste sábado, 15 de fevereiro, e os dados revelados pelo censo mais recente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) certamente justificam essa celebração. De acordo com o levantamento, entre os anos de 2016 e 2023, houve um crescimento impressionante de 291% no número de pesquisadores no estado, passando de 2.743 para 10.736, um aumento de 7.993 profissionais em apenas seis anos.

Além disso, o estado também registrou um aumento significativo na quantidade de pessoas com doutorado, com um crescimento de 356% nesse período. Esses números refletem o compromisso do governo alagoano com políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que têm sido destaque na última década e contam com planejamento estratégico, recursos financeiros garantidos e equipes altamente qualificadas.

O presidente da Fapeal, Fábio Guedes, enfatizou que o avanço observado é fruto de uma decisão política no nível governamental, aliada a um ambiente institucional favorável e ao trabalho de equipes qualificadas. O investimento em programas estratégicos direcionados à pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico tem impulsionado o cenário de inovação em Alagoas, gerando impacto não apenas na área acadêmica, mas também nos negócios e no empreendedorismo.

O estado, que antes ocupava a última posição no país em investimento para inovação, agora figura em 21º lugar, sendo apontado como exemplo de evolução no Nordeste. O fortalecimento da ciência tem impulsionado a geração de inovação, beneficiando empresas, startups e promovendo um ecossistema empreendedor dinâmico e competitivo.

Com o apoio do governo estadual, por meio da Fapeal e da Secti, Alagoas tem se destacado como um polo de referência para todo o país, onde ciência e negócios caminham juntos, impulsionando o desenvolvimento econômico e social. A mudança de cultura em relação à pesquisa e inovação tem sido evidente, com um aumento significativo no número de grupos de pesquisa atuantes no estado, inclusive nos setores governamentais e empresariais.

Esse cenário promissor reflete o potencial de Alagoas em se firmar como um polo de inovação no país, transformando conhecimento em produtos, serviços e crescimento econômico real. É um momento de celebração para pesquisadores, empreendedores e toda a comunidade acadêmica do estado, que têm contribuído significativamente para o avanço da ciência e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo