A reunião contou com a presença do tenente-coronel Iran Rêgo, chefe de Políticas de Prevenção da SSP, e membros da comissão do Consuni, que apresentaram demandas em busca de uma parceria para aumentar a segurança na comunidade acadêmica. Este diálogo foi motivado pela suspensão de atividades presenciais em cursos do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), devido a atos de insegurança no local, conforme divulgado pela Ufal.
Durante o encontro, o secretário Flávio se mostrou disponível em oferecer suporte às ocorrências dentro do campus e disponibilizou a possibilidade de patrulhamento dentro da universidade, caso aprovado pelo Consuni. Ele ressaltou a importância da colaboração da comunidade acadêmica para que essa parceria traga mais segurança para todos os envolvidos.
Além disso, foi apresentado o formato de policiamento conjunto com a sociedade, por meio dos Conselhos de Integração Comunitária (CICs), que atuam em parceria com os militares das Bases Comunitárias de Segurança da PM em bairros da capital. Essa iniciativa permite que a população discuta suas necessidades com a SSP, sendo encaminhadas às autoridades competentes para solução.
O tenente-coronel Iran anunciou que a próxima reunião trimestral do CIC será realizada na Ufal no dia 11 de março, dando continuidade às discussões sobre a segurança na universidade. O relatório das discussões será apresentado na reunião ordinária do Consuni, também marcada para a mesma data, permitindo uma ação mais efetiva e a longo prazo em relação à segurança na Ufal.
Dessa forma, a parceria entre a SSP e a Ufal, mediada pelo Consuni, busca garantir um ambiente acadêmico mais seguro e tranquilo para toda a comunidade universitária.