ALAGOAS – Detran capacita condutores e fiscais de transporte escolar aprovados no PSS da Seduc para garantir segurança dos estudantes.

Detran capacita condutores e fiscais de Transporte Escolar aprovados no PSS da Seduc

Na última segunda-feira (17), os candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) para os cargos de condutor e fiscal de transporte escolar participaram de um workshop promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). O objetivo do treinamento, que aconteceu no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, foi capacitar os profissionais para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes durante o transporte escolar.

O PSS, que foi anunciado em novembro de 2024, visa preencher 330 vagas para essas funções nas cidades de Arapiraca, Maceió e Rio Largo. O ciclo de palestras incluiu módulos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, prevenção e combate ao assédio sexual, conduta ética, e noções de mecânica, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Detran. Além disso, a formação contou com a parceria do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), do SEST/SENAT e da Novo Mundo Caminhões e Ônibus.

Sonály Bastos, superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, destacou a importância do ciclo de palestras para construir um trânsito mais seguro e humanizado. Ela ressaltou que as palestras abordam temas variados para atualizar os condutores de transporte escolar e promover um atendimento de qualidade, além de fomentar o cumprimento das normas de trânsito e do relacionamento interpessoal.

A iniciativa faz parte do programa Detran na Escola, lançado em fevereiro de 2024, que já atua em 65 municípios de Alagoas realizando formações para os profissionais da educação. Este ano, o programa expandiu sua atuação, oferecendo capacitação também para os motoristas de transporte escolar. O ciclo de palestras visa transmitir conhecimentos técnicos e práticos que promovam mais responsabilidade no trânsito.

A capacitação não substitui o curso obrigatório de atualização de 16 horas, conforme a Resolução nº 802/2020 do Contran. Com isso, o Detran reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade no transporte escolar, visando sempre o bem-estar dos estudantes da rede pública.

Sair da versão mobile