BRASIL – Tempestade causa estragos e deixa 800 mil pessoas sem luz em Campinas, São Paulo e Santos, com acumulado de mais de 50mm de chuva.

Na noite desta terça-feira (18), uma forte tempestade atingiu as regiões metropolitanas de Campinas, São Paulo e Santos, causando estragos e deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. Os acumulados de chuva em algumas cidades chegaram a mais de 50mm, provocando transtornos e preocupação nas autoridades locais.

Segundo a defesa civil municipal, os estragos ainda estão sendo avaliados. A concessionária de energia elétrica Enel informou que aproximadamente 800 mil pessoas estão sem luz na região, com destaque para Osasco, onde 10% das unidades tiveram interrupção no fornecimento.

Na capital e arredores, a tempestade foi acompanhada por queda de granizo, levando a Defesa Civil estadual a emitir alertas automáticos. Inicialmente, as áreas leste e central foram alertadas, e posteriormente, após as 20h, a cidade inteira e os municípios das porções norte e oeste da metrópole receberam avisos.

Os dados da Defesa Civil até às 21h apontaram 117mm de chuvas em São Vicente, 100mm em Santos e 59mm em Praia Grande. As equipes municipais estão atentas às áreas de risco, mas até o momento não houve relato de ocorrências graves.

Além das regiões metropolitanas, cidades do interior paulista também foram afetadas pela chuva intensa. Águas de Lindóia registrou 61mm, Amparo 54mm e São Carlos teve queda de 12 árvores, sem vítimas. Em Taubaté, um ginásio poliesportivo teve telhas quebradas, mas felizmente não houve feridos.

Na capital paulista, foram contabilizados 16 pontos de alagamento, cinco dos quais continuam ativos, levando o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura a considerar as chuvas como de potencial para alagamentos e transbordamentos. Em dois momentos, a cidade decretou estado de atenção, visando garantir a segurança da população diante dos impactos causados pela tempestade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo