Em Maceió, o fórum aconteceu no auditório do Centro Universitário de Maceió, e contou com a participação dos 56 municípios alagoanos que fazem parte da I Macrorregião de Saúde. Já em Arapiraca, o evento foi direcionado aos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. Durante ambos os encontros, especialistas abordaram temas como a padronização dos registros no e-SUS APS, a integração de sistemas e a importância da informação qualificada para o planejamento das políticas de saúde.
A gerente de Atenção Primária da Sesau, Krisna Rocha, ressaltou a importância do evento para a gestão de cuidados aos usuários, enfatizando a relevância das informações e dados para esse processo. Além disso, Ernestino Veiga, membro do Grupo Técnico da Supervisão de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Primária à Saúde da Sesau, destacou a necessidade de conscientizar os profissionais sobre a importância das informações inseridas no sistema do SUS.
A palestrante Priscila Soares, do Ministério da Saúde, contribuiu para o debate sobre a qualidade da informação no cenário estadual e estratégias SUS APS. O coordenador de Saúde Digital do município de Marechal Deodoro, Gabriel Henrique, também ressaltou a contribuição do evento para o desenvolvimento da gestão de saúde no município.
Em resumo, o Fórum de Atenção Primária promovido pela Sesau e pelo Ministério da Saúde foi fundamental para promover a troca de conhecimentos e a qualificação dos processos de trabalho na Atenção Primária em Saúde, visando sempre a melhoria dos serviços prestados à população.