A operação foi conduzida pela Chefia Geral de Inteligência Integrada da SSP/AL em conjunto com a Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil de Alagoas (DRACCO), o Batalhão de Rotam da Polícia Militar e o Núcleo de Gestão da Informação do Ministério Público de Alagoas (MPAL).
Durante a entrevista coletiva, o secretário executivo de Gestão Interna da Segurança Pública, José Carlos dos Santos, ressaltou a importância da integração entre as forças de segurança para o êxito da ação. Ele destacou que a inteligência integrada tem sido essencial para alcançar resultados expressivos no combate ao crime organizado.
A operação foi um desdobramento da Operação Hades, realizada em fevereiro de 2024, que desarticulou uma grande organização criminosa atuante nos bairros do Vergel do Lago e Levada, com conexões em outros estados.
Durante as investigações, os agentes identificaram um veículo que ainda precisava ser apreendido e, após uma denúncia anônima, localizaram um HB-20 de cor preta em um estacionamento particular no bairro do Prado, junto a outro HB-20 e uma motocicleta. Com base nas informações levantadas, os agentes realizaram uma campana e conseguiram identificar possíveis envolvidos.
Os agentes abordaram um casal que chegou ao local em uma motocicleta e encontraram drogas, armas e munições em posse deles. O homem estava armado com um revólver na cintura. A grande quantidade de materiais ilícitos encontrados demonstra a eficiência e o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado.
Ao todo, foram apreendidas seis armas de fogo, incluindo um fuzil calibre 556, duas submetralhadoras calibre 9mm, duas espingardas calibre 12, um revólver calibre 38 e uma espingarda de pressão. Além disso, foram confiscados mais de 210 quilos de entorpecentes, incluindo maconha, crack e cocaína.
As investigações continuam em andamento para identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso, bem como para investigar possíveis atividades de lavagem de dinheiro. A integração entre as forças de segurança tem se mostrado fundamental no combate ao crime organizado, garantindo resultados expressivos como os apresentados pela SSP/AL.