Durante a reunião, foram debatidos temas fundamentais, como a padronização de indicadores de crimes violentos para uma análise mais precisa dos dados, propostas legislativas para fortalecer a atuação das forças de segurança, além dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
Flávio Saraiva ressaltou a importância das discussões para a melhoria e unificação das atividades em prol da população. Ele destacou que Alagoas tem se destacado bastante, principalmente pelas aquisições feitas a partir de licitações internacionais, como pistolas, escudos e aparatos de menor potencial ofensivo.
O presidente do Consesp, Sandro Avelar, enfatizou a importância do diálogo entre os entes federativos para o aperfeiçoamento do sistema de segurança pública em um país como o Brasil, com dimensões continentais e diferentes realidades.
O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, também presente no encontro, destacou a execução de verbas do FNSP pelas unidades federativas, que chegaram a cerca de R$ 1,2 bilhão em 2024. Ele ressaltou que os recursos foram destinados para a segurança pública, frisando o consenso entre o Governo Federal e as unidades da Federação para garantir que os recursos chegassem na ponta e se transformassem em ações eficazes.
A participação de Flávio Saraiva na 94ª Reunião Ordinária do Consesp fortalece a colaboração entre os estados brasileiros na busca por soluções integradas e eficazes para a segurança pública.