BRASIL – Nova onda de calor atingirá o Brasil neste final de semana, com temperaturas elevadas principalmente no Sul do país, alerta Climatempo e Inmet.

O Brasil está prestes a enfrentar uma nova onda de calor que promete elevar as temperaturas em diversas regiões do país neste final de semana. Segundo a previsão da Climatempo, a partir desta quinta-feira (27), o Sul do país, em especial o Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina e o Paraná, serão os estados mais atingidos por esse fenômeno.

Além dessas regiões, partes do oeste e sul de São Paulo e o sudoeste de Mato Grosso do Sul também deverão sentir os efeitos desse aumento de temperatura. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) alerta que o centro-oeste gaúcho pode chegar a registrar até 40º C, sendo esta a terceira onda de calor do ano no Brasil.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada pelo aumento das temperaturas máximas diárias em 5º C ou mais acima da média mensal, por pelo menos cinco dias consecutivos, incluindo uma área extensa. Nas demais regiões do país, como no Norte, são esperadas fortes chuvas, com volumes de até 100mm em 24 horas e ventos de até 100 km/h, devido à atuação da zona de convergência intertropical (ZCIT).

Em São Paulo, a Defesa Civil alerta para a ocorrência de fortes temporais nesta sexta-feira (21), principalmente na região metropolitana da capital e no Vale do Paraíba. Chuvas intensas, com volumes que podem chegar a 100 mm e ventos de até 100 km/h, são esperadas, gerando preocupações com alagamentos e deslizamentos de terra.

Essa condição meteorológica instável em São Paulo é resultado da presença de um sistema estacionado próximo à costa do Sudeste. Por isso, a Defesa Civil do Estado recomenda que a população redobre os cuidados, especialmente em áreas vulneráveis, para evitar possíveis transtornos causados pelas condições climáticas adversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo