SUCATEAMENTO – PT denuncia descaso de JHC com escolas municipais

Nesta quinta, 20, em meio a crise na educação causada pela falta de transporte escolar para os alunos da rede municipal de Maceió o PT emitiu nota destacando a falta de compromisso da Gestão JHC com a educação pública.

O Presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento destaca que a crise na Educação de Maceió não é apenas um reflexo de uma gestão descompromissada com a Educação, mas, principalmente, uma afronta ao direito fundamental de milhares de estudantes. O abandono da Educação municipal compromete o futuro de crianças e adolescentes, acentuando desigualdades sociais e impedindo o desenvolvimento pleno da cidade.

O PT Maceió encerra a nota se solidarizando com a luta dos trabalhadores da Educação, pais/mães e estudantes em defesa das escolas públicas de nossa capital, assim como cobra do governo JHC, Câmara Municipal e o Ministério Público Estadual que adotem providências urgentes que visem reverter os graves problemas enfrentados pela rede municipal de ensino.

Confira a nota na integra:

NOTA DO PT SOBRE CRISE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MACEIÓ

 

A política de desmonte da Educação pública no Brasil não é fato novo. Ela é um reflexo da política mundial de ataque à Educação em todo o mundo, perpetrada pelos governos capitalistas, que levam a desvalorização dos salários, falta de professores e funcionários, sucateamento e redução no número de escolas e creches, entre algumas consequências. Essa situação se agravou nos últimos anos, inclusive no Brasil com o governo Bolsonaro.

Maceió não escapa a essa regra. Conforme levantamentos de pesquisas, temos o segundo pior Ideb dentre as capitais, além de sofrermos com a realocação de unidades atingidas por afundamentos no solo, provocadas pela Braskem, e a redução de matrículas escolares.

Para agravar esse problema, o caos que tomou conta da atual gestão da SEMED levou a falta de planejamento da secretaria, causando a interrupção até mesmo do transporte escolar há algumas semanas, sob alegação de término do contrato com a empresa fornecedora, prejudicando milhares de crianças e adolescentes que não dispõem de outra forma de locomoção e suas residências até as unidades de ensino.

Outro grave problema da atual gestão é a ausência de auxiliares de sala para acompanhar os estudantes com deficiência. O número insuficiente de profissionais não atende à demanda, obrigando um rodízio entre as unidades de ensino. Essa medida improvisada compromete o acompanhamento adequado das crianças, prejudicando diretamente seu aprendizado e evidenciando o descaso da prefeitura com a inclusão educacional.

Tal crise na Educação de Maceió não é apenas um reflexo de uma gestão descompromissada com a Educação, mas, principalmente, uma afronta ao direito fundamental de milhares de estudantes. O abandono da Educação municipal compromete o futuro de crianças e adolescentes, acentuando desigualdades sociais e impedindo o desenvolvimento pleno da cidade.

Nos últimos dias, a precariedade das escolas, caos no transporte escolar e a queda na qualidade do ensino em Maceió ganharam destaque na imprensa nacional, evidenciando a crise na gestão educacional durante o governo de João Henrique Caldas (JHC).

As unidades de educação infantil denominadas de “Gigantinhos” pela atual gestão, destacam-se pelo sucateamento, a superlotação, além da precariedade da infraestrutura hidráulica e elétrica. As dificuldades vão desde a falta de ventilação adequada, com ventiladores e ar-condicionados danificados e sem manutenção adequada, até as condições insalubres das cozinhas e dos banheiros, problemas de infraestrutura básica denunciados pelo SINTEAL e pelo Conselho Municipal de Educação.

Em decorrência dessa situação caótica, o Partido dos Trabalhadores de Maceió se solidariza com a luta dos trabalhadores da Educação, pais/mães e estudantes em defesa das escolas públicas de nossa capital, assim como cobra do governo JHC, Câmara Municipal e o Ministério Público Estadual que adotem providências urgentes que visem reverter os graves problemas enfrentados pela rede municipal de ensino.

Maceió – AL, 19 de Fevereiro de 2025.

Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo