A concentração para o desfile teve início às 10h, em frente ao espaço Geruza Malta, onde ocorrem as apresentações dominicais do programa Vem Ver a Banda Tocar. Ao meio-dia, o trio seguiu o corredor da folia, conduzido pelos músicos do Centro Musical da PM, animando tanto os maceioenses quanto os turistas com sucessos do axé e frevo.
Entre os foliões mais entusiasmados estava Rosângela Soares, presidente do fã-clube da Banda de Música da PM, que acompanha o bloco há 15 anos e não escondeu a emoção de participar de mais um desfile do seu bloco favorito. Ela ressaltou a importância do Bloco Vulcão na cultura de Alagoas e elogiou a segurança e a animação presentes no evento.
A abertura oficial do desfile foi realizada pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, que destacou a importância do Bloco Vulcão como um dos mais seguros e antigos em atividade nas prévias de Maceió. Já a diretora de Comunicação Social da PM, coronel Josiene Lima, ressaltou o orgulho da corporação em promover a 89ª edição do bloco, reforçando seu papel como símbolo de segurança, alegria e integração.
Fundado em 1936 por policiais músicos da PM alagoana, o Bloco Vulcão se tornou uma tradição na cidade, marcando o encerramento das prévias carnavalescas com o tradicional “banho de mar à fantasia”. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, o bloco conseguiu se reinventar e, em 2023, fez seu retorno histórico às ruas. Em 2025, o evento celebra a sua terceira edição no período pós-pandêmico, mantendo viva a chama da folia, da história e do renascimento.