ALAGOAS – Uneal pleiteia verba para expandir Parque Tecnológico Agroalimentar em Alagoas através de chamada pública do MCTI e Finep.

A Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) está em busca de recursos para ampliar o Parque Tecnológico Agroalimentar de Alagoas (PTAL), que engloba os Polos Tecnológicos Agroalimentar de Arapiraca e de Batalha. O equipamento foi um dos 17 selecionados na chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Finep.

Em uma reunião realizada de forma online, representantes da Uneal se encontraram com a equipe da Finep para discutir a possibilidade de obtenção de financiamento para a expansão do PTAL. A pesquisadora Kelly Barbosa da Silva apresentou detalhes sobre o Parque, incluindo sua proposta, histórico, infraestrutura, equipe, serviços oferecidos, empresas residentes e cenário financeiro.

Com 41 ambientes, o Parque Tecnológico tem potencial para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Agreste e Sertão de Alagoas, promovendo a inovação tecnológica, sustentabilidade e competitividade no setor agroalimentar. A Uneal está solicitando um investimento de R$ 6 milhões para modernizar o Polo e desenvolver suas ações.

O reitor da Uneal, Odilon Máximo, participou da reunião e demonstrou otimismo quanto à possibilidade de obter os recursos necessários. Ele ressaltou a importância das ações desenvolvidas nos Polos Tecnológicos de Arapiraca e Batalha e afirmou que a expectativa é positiva para a obtenção do financiamento.

Além do reitor, estiveram presentes na reunião o vice-reitor Anderson Barros, o coordenador de Pesquisa da Uneal, Abel Lira, e o superintendente de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Pedro Ivo. A divulgação do resultado sobre a obtenção dos recursos está prevista para o dia 17 de março, e a expectativa é de que a Uneal consiga os recursos necessários para a expansão e modernização do Parque Tecnológico Agroalimentar de Alagoas.

Sair da versão mobile