Além disso, a autorização estabelece que as ações, quando desencadeadas na Amazônia Legal, ocorrerão no escopo do Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano Amas. O documento não especifica o número de homens que devem atuar junto ao ICMBio, deixando a definição do contingente a cargo do planejamento da própria Força Nacional.
É importante ressaltar que o apoio da Força Nacional na proteção ao meio ambiente, apoiando as ações do ICMBio, vem sendo prorrogado sucessivamente desde junho de 2023, demonstrando a importância e eficácia dessa parceria na preservação da natureza. Em outra decisão relevante, o ministro autorizou a prorrogação por 180 dias da presença da Força Nacional na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, até 10 de setembro.
Os agentes da Força Nacional estão presentes na unidade desde fevereiro do ano passado, quando ocorreu a fuga de dois internos, em um episódio que chamou a atenção para a necessidade de manter a segurança máxima nesses locais. Com isso, a extensão da atuação da Força Nacional em Mossoró se torna fundamental para garantir a ordem e a segurança no sistema penitenciário federal.