ALAGOAS – Encontro discute novas ações para avanço na alfabetização de crianças em Alagoas no programa Criança Alfabetizada/Renalfa.

No dia 25 de fevereiro de 2025, foi realizado um importante encontro no Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falcão (Cenfor) para discutir estratégias e avanços na alfabetização em Alagoas. O evento reuniu articuladores de gestão e formação das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), com o objetivo de planejar ações para o programa Criança Alfabetizada/Renalfa.

Durante a reunião, os participantes analisaram os dados das avaliações de fluência e do Saveal – Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas. Além disso, foram discutidas estratégias para o próximo ano, visando garantir a alfabetização na idade certa das crianças do estado. O superintendente de Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, ressaltou a importância do diagnóstico sobre a alfabetização em Alagoas e a preparação para o Saeb 2025.

Uma das novidades apresentadas no encontro foi a inclusão do questionário da família para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. Os participantes também compartilharam informações sobre as mudanças do Saeb, discutidas em um evento do MEC em Brasília.

Rosilene dos Santos, articuladora de gestão da Undime na 12ª GEE, destacou a importância do planejamento regional para melhorar os resultados históricos do Saeb. Ela enfatizou a necessidade de alinhar as formações de professores e gestores para garantir o sucesso das ações de alfabetização em cada região.

Além disso, a reunião ressaltou a importância da fluência na leitura e os investimentos na formação continuada dos profissionais envolvidos no programa. Lilian Rosateli, articuladora de formação, destacou a personalização das estratégias de acordo com as especificidades de cada município.

Com um planejamento estruturado e ações articuladas entre o Estado e os municípios, o programa Criança Alfabetizada/Renalfa reforça o compromisso de garantir que mais crianças sejam alfabetizadas na idade correta, destacando a educação como ferramenta de transformação social.

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