Com mais de 600 mil pessoas aptas a baixar o aplicativo Gov.BR em Alagoas, o Instituto de Identificação do estado está incentivando o uso do modelo virtual do documento. O superintendente do Instituto, Antônio Ferreira, destacou que a identidade digital é um avanço tecnológico que facilita a vida dos brasileiros, oferecendo praticidade e segurança para os usuários.
A versão digital da identidade não corre o risco de ser danificada pelo suor, mela-mela das festas de carnaval ou até mesmo esquecida em locais úmidos, ao contrário do modelo em papel. Além disso, a perita-geral da Polícia Científica de Alagoas, Rosana Coutinho, ressalta que a CIN digital é uma medida preventiva contra perdas, furtos e roubos, já que pode ser baixada a qualquer momento no celular.
Desde fevereiro de 2022, a Carteira de Identidade Nacional digital pode ser utilizada como documento de identificação pessoal, sem a necessidade de documentos complementares. A praticidade e segurança do documento online são vantagens não só para o Carnaval, mas também para o dia a dia do cidadão alagoano.
Apesar disso, é importante ressaltar que, em caso de perda, dano ou roubo da carteira física durante o período de festas, é necessário registrar um boletim de ocorrência para garantir a segurança do proprietário do documento. Portanto, a Identidade Digital surge como uma solução eficiente para evitar situações desagradáveis durante o Carnaval e garantir uma folia tranquila e segura para todos os foliões.