ALAGOAS – Secdef e Ufal firmam parceria para fortalecer direitos de crianças e adolescentes em Alagoas

Na tarde desta quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2025, a Secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, juntamente com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de fortalecer os direitos de crianças e adolescentes no estado de Alagoas.

A parceria entre a Secdef e a Ufal visa a capacitação contínua dos profissionais que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos, bem como o aprimoramento da rede de atendimento voltada para essa parcela da população. O termo foi assinado durante uma cerimônia no auditório da reitoria da Ufal e contou com a presença de conselheiros tutelares e outros profissionais que compõem o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

O programa tem como foco principal a promoção dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes em Alagoas, buscando fortalecer a rede de atendimento e garantir o pleno funcionamento do Sistema de Garantia de Direitos. A solenidade aconteceu no contexto da aula do programa Escola de Conselhos, agora sob gestão da Ufal, que teve como palestrante o professor Humberto da Silva Miranda, coordenador da Escola de Conselhos de Pernambuco e do Laboratório de História das Infâncias da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Durante o evento, a secretária Arabella Mendonça destacou a importância da Escola de Conselhos como um espaço de formação contínua para os diversos profissionais envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos, fortalecendo, assim, a rede de proteção e promoção dos direitos de crianças e adolescentes em todo o estado. O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, ressaltou a autonomia e a independência dos conselhos tutelares como pilares fundamentais para o bom funcionamento do sistema de proteção.

Além dos representantes da Secdef e da Ufal, estiveram presentes na mesa de honra o pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufal, o coordenador da Escola de Conselhos de Alagoas, um promotor de Justiça, o presidente do Fórum de Conselhos, e representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

Essa parceria entre a Secdef e a Ufal representa um importante passo na garantia dos direitos de crianças e adolescentes em Alagoas, visando a formação de profissionais capacitados e uma rede de atendimento eficaz e comprometida com essa causa tão importante para a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo