BRASIL – Ministro da Casa Civil afirma que governo de Lula não adotará medidas excepcionais para impulsionar a economia, garante compromisso com responsabilidade fiscal.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em pronunciamento realizado hoje que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem planos de adotar medidas excepcionais para impulsionar a atividade econômica do país. De acordo com Costa, o crescimento econômico será impulsionado pelas ações já contratadas e em andamento no país.

Durante o evento CEO Conference Brasil 2025, organizado pelo banco BTG Pactual, o ministro enfatizou que não serão tomadas medidas extraordinárias para estimular a economia, como forma de garantir a estabilidade e cumprir os contratos estabelecidos a longo prazo. Rui Costa salientou que os investimentos em infraestrutura, como ferrovias, portos e aeroportos, continuarão sendo realizados conforme o planejado, não sendo necessária nenhuma intervenção governamental excepcional.

Questionado sobre a proposta de criação do crédito consignado para trabalhadores do mercado privado, o ministro esclareceu que a medida é estrutural e visa proporcionar benefícios a longo prazo, não sendo uma estratégia para impulsionar a economia de forma imediata. Ele ressaltou que a iniciativa é positiva para a economia brasileira, pois permite que as pessoas negociem dívidas caras por dívidas mais acessíveis.

Costa também abordou a importância da responsabilidade fiscal do governo para garantir a estabilidade econômica e a confiança dos investidores. Ele destacou que é necessário manter um compromisso sólido com essa responsabilidade para que a economia se ajuste naturalmente e gere confiança no mercado.

Além disso, o ministro comentou sobre a melhoria da comunicação do governo com a população, visando combater a disseminação de fake news e melhorar a percepção da população em relação às ações do governo. Ele ressaltou a importância de uma comunicação eficaz e transparente para reverter a queda na popularidade do presidente Lula e promover uma imagem mais positiva do governo.

Em relação ao cenário legislativo, Rui Costa destacou a expectativa de que o Congresso aprove ainda este ano o marco legal sobre o saneamento ambiental, demonstrando o compromisso do governo com questões ambientais e regulatórias. Ele ressaltou a importância de um marco legal ágil e eficiente, sem abrir mão da preservação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo