Aline Melo, secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócio, representou o estado de Alagoas na agenda do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri) em Brasília. O evento aconteceu na terça-feira (25) e quarta-feira (26) e contou com a presença de diversos representantes de diferentes estados brasileiros, além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Durante o encontro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), foram discutidas estratégias para fortalecer a agropecuária nacional, como a rastreabilidade de bovinos e bubalinos, que agrega valor à cadeia produtiva. Além disso, foi abordada a participação dos estados na COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá em novembro.
Aline Melo, única mulher presente na comitiva do Conseagri, destacou a importância da presença de Alagoas nesse evento, ressaltando as estratégias do estado para o crescimento da agropecuária e a valorização dos produtos nacionais. A secretária ressaltou ainda a representatividade das mulheres no governo local, enfatizando o protagonismo dado pelo governo de Paulo Dantas.
A agenda em Brasília também incluiu uma reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária e o presidente da FPA, o Deputado Pedro Lupion, além de uma visita à Embaixada de Israel para conhecer tecnologias sociais desenvolvidas para a agricultura.
O Conseagri, composto pelos 27 secretários estaduais de Agricultura, tem como objetivo debater temas e estratégias para o fortalecimento da agropecuária. Reactivado em outubro de 2024, o conselho atualmente tem como presidente o secretário de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha.