Em Arapiraca, a Unidade Eldorado do Hemoal estará aberta para doação de sangue no sábado, dia 1º de março, das 7h às 13h. O funcionamento interno acontecerá na segunda e terça-feira, 3 e 4 de março, sendo retomado na quarta-feira, 5 de março, das 7h às 17h. Já em Maceió, a Unidade Trapiche funcionará no sábado, dia 1º de março, das 7h às 17h. Na segunda-feira, 3 de março, o funcionamento será interno, e na terça e quarta-feira, 4 e 5 de março, a unidade estará aberta das 7h às 17h.
Além disso, a Unidade Via Expressa, em Maceió, estará aberta para doações de sangue no sábado, dia 1º de março, das 7h às 17h, e na segunda-feira, 3 de março, no mesmo horário. Na terça-feira, 4 de março, o funcionamento será interno e, na quarta-feira, 5 de março, a unidade estará aberta das 7h às 17h.
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, enfatiza a importância de seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para quem deseja doar sangue durante o Carnaval. Além de estar em boa saúde e ter idade entre 16 e 69 anos, é importante ter um documento oficial com foto e pesar igual ou mais de 50 quilos.
Verônica Guedes também destaca a necessidade dos voluntários dormirem pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes do procedimento. Alimentação adequada, sem alimentos gordurosos, também é recomendada. Por fim, é importante ressaltar que há impedimentos definitivos para a doação de sangue, como doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade. Essas condições impedem permanentemente a doação de sangue, devido ao risco de transmissão dessas doenças.