A votação está acontecendo até esta sexta-feira (28) no site do programa, onde os votantes podem conhecer as candidatas e seus projetos. Três das seis candidatas serão escolhidas para representar Alagoas na etapa nacional do programa, que acontecerá em Brasília, em julho. Posteriormente, a delegação brasileira seguirá para Foz do Iguaçu para a etapa internacional do Parlamento Juvenil, onde os jovens dos países do Mercosul discutirão temas como mudanças climáticas, diversidade e inclusão educacional.
As candidatas que estão concorrendo para representar Alagoas no PJM são: Maria Eduarda Souza Silva, com o projeto “Caminhos para a sustentabilidade”; Carla Tawany Ferreira dos Santos, com o projeto “Lima Castro, uma escola energeticamente autônoma”; Ketllen Lorrana Valdevino Santos, com o projeto sobre nascentes e abastecimento de água em Mar Vermelho; Evelyn Natália Prudêncio, com o projeto de educação para sustentabilidade e justiça climática; Yonara Rakely Santos da Silva, com o projeto de escolas sustentáveis; e Abelly Rayssa Dias Gomes, com o projeto de enfrentamento das mudanças climáticas.
Após a votação, três representantes de Alagoas serão escolhidas para a etapa nacional do programa, onde serão elaboradas propostas para fortalecer a integração regional e promover debates sobre mudanças climáticas e inclusão educativa. O cronograma oficial do PJM prevê a divulgação do resultado oficial a partir de 10 de março de 2025.