Durante o mutirão, que ocorre nos meses de março e novembro desde 2019, os participantes podem negociar diretamente com as instituições ou através da plataforma Consumidor.gov.br. Neste período, são oferecidas condições especiais de parcelamento, descontos e melhores oportunidades de refinanciamento para dívidas relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outros empréstimos com bancos e instituições financeiras.
A ação, que se estende por todo o mês de março, faz parte do Mês do Consumidor e conta com a parceria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons estaduais. Além disso, o Banco Central colabora com o evento por meio da ferramenta Registrato, que permite aos consumidores consultar suas dívidas no sistema do Banco Central, acessando informações como o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR).
Na última edição do mutirão, em novembro de 2024, foram renegociados mais de 1,7 milhão de contratos, totalizando 33 milhões desde o início da iniciativa. Os interessados em participar podem obter mais informações sobre os canais de negociação e o passo a passo para aderir ao mutirão no site Meu Bolso em Dia.
Além das instituições bancárias, os consumidores também têm a opção de negociar suas dívidas com a Serasa, por meio do Feirão Limpa Nome, e nas agências dos Correios. Para facilitar o processo de negociação, estão disponíveis diversos canais de atendimento, garantindo que as condições oferecidas pelas instituições financeiras sejam as mesmas em todos os casos.
Para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, a Febraban orienta os consumidores a entrar em contato com seu banco ou financeira utilizando os canais oficiais disponibilizados, informando o interesse em participar do mutirão. É importante verificar as condições oferecidas e, caso haja acordo, assinar o acordo de negociação. Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos para o mutirão, facilitando o processo de renegociação para os consumidores.