BRASIL – Conmebol pune Cerro Porteño por atos racistas contra jogador do Palmeiras na Libertadores Sub-20, multa de US$ 50 Mil aplicada

A Conmebol, entidade responsável por organizar o futebol na América do Sul, tomou medidas contra o clube paraguaio Cerro Porteño após um incidente de racismo durante uma partida da Libertadores Sub-20. O jogador Luighi, do Palmeiras, foi alvo de gestos e xingamentos racistas após marcar um gol na partida contra o time paraguaio, que terminou com a vitória do Palmeiras por 3 a 0.

De acordo com a nota divulgada pela Conmebol, as punições aplicadas ao Cerro Porteño incluem uma multa de US$ 50 mil e a realização de uma campanha de conscientização contra o racismo nas redes sociais do clube, envolvendo todos os jogadores da equipe na categoria sub-20. Além disso, a agremiação paraguaia também foi proibida de receber seu público nos próximos jogos da competição. A decisão ainda pode ser contestada através de um processo de apelação.

O Palmeiras, por sua vez, emitiu uma nota na qual considerou as medidas tomadas pela Conmebol como insuficientes, com exceção da campanha educativa, e anunciou que irá recorrer à Fifa. O clube seguirá sua participação na Libertadores Sub-20 enfrentando o Independiente Del Valle, do Equador, neste domingo, às 19h.

O incidente de racismo em uma competição de base como a Libertadores Sub-20 levanta questões sobre a necessidade de medidas mais rigorosas para combater o preconceito no futebol. A Conmebol e a Fifa têm o desafio de garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos os envolvidos no esporte, promovendo a diversidade e o respeito entre os atletas e torcedores. A punição ao Cerro Porteño serve como um lembrete da importância de combater atos de discriminação no futebol e na sociedade como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo