BRASIL – Abertas matrículas para quatro cursos do Concurso Público Nacional Unificado organizado pelo Cebraspe, com prazos diferentes para cada curso.

O período de matrícula dos convocados para os quatro cursos de formação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi iniciado nesta terça-feira, dia 11. Os prazos para a matrícula variam de acordo com cada curso, sendo necessário realizar as inscrições diretamente no site da instituição, na aba específica de cada cargo.

Para os candidatos ao cargo de auditor-fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, o prazo de matrícula no curso de formação teve início hoje e se encerrará às 18h da sexta-feira, dia 14, conforme o horário oficial de Brasília. Já entre os dias 13 e 17, até as 18h, os convocados para os cargos de especialista em regulação de serviços públicos de energia da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), especialista em regulação de saúde suplementar da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e especialista em regulação de serviços de transportes aquaviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deverão realizar a matrícula nos cursos.

Nesse processo seletivo, nove cargos passarão pela terceira etapa do chamado Enem dos Concursos, sendo uma fase classificatória e eliminatória. Os cursos de formação são organizados pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos que não realizarem a matrícula dentro do prazo estabelecido no edital de cada curso serão automaticamente eliminados da seleção. O objetivo da formação é desenvolver competências técnicas, gerenciais e estratégicas, além de promover a compreensão sobre as funções e responsabilidades dos cargos no serviço público federal. Os cursos também abordam valores como ética, equidade, sustentabilidade e foco nos resultados para o cidadão.

Os participantes que concluírem o curso com êxito e atenderem aos requisitos estabelecidos receberão um diploma de pós-graduação com título de especialista na área. A carga horária dos cursos varia entre 140 e 540 horas, com aulas presenciais em diversos locais, incluindo Brasília e Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que os candidatos são responsáveis por todos os gastos relacionados à participação no concurso unificado, incluindo transporte, estadia, alimentação e despesas com saúde. Durante o curso, os convocados receberão 50% da remuneração inicial prevista para o cargo, com exceção dos servidores públicos, que poderão optar por manter os vencimentos atuais.

A realização da prova objetiva e o cumprimento das etapas do curso de formação são fundamentais para a continuidade no processo seletivo e para a busca pela aprovação nos cargos almejados. A preparação e dedicação dos candidatos são essenciais para o sucesso nessa jornada de seleção pública.

Sair da versão mobile