O objetivo desse programa de bolsas é gerar mais oportunidades para a contratação de mulheres em um setor onde elas ainda são minoria. Essa iniciativa faz parte do acordo firmado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2024/2026, negociada entre as entidades de trabalhadores e empregadores do setor financeiro, que inclui ações para promover a equidade de gênero no mercado de trabalho.
As bolsas para iniciação em programação estão abertas a mulheres de todo o país, com prioridade para aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os cursos serão ministrados online, com carga horária de 15 a 20 horas de conteúdo. Ao término do curso, as alunas receberão certificados.
Os interessados podem se inscrever em dois cursos coordenados pelo PrograMaria: “Análise de Dados: meus primeiros passos em Python” e “Front-End: minha primeira página web”. As inscrições estão disponíveis até o dia 19 de março.
Já para o curso de formação em análise de dados, coordenado pelo instituto Laboratoria, serão oferecidas 100 vagas. A duração do curso é de seis meses, com 600 horas de conteúdo. Os requisitos incluem ser mulher, ter mais de 18 anos e ter concluído o ensino médio. As inscrições estão abertas até sexta-feira (14), com realização de teste online e entrevista.
Essa iniciativa visa promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para as mulheres no setor de tecnologia, contribuindo para a construção de um mercado de trabalho mais diversificado e igualitário.