ALAGOAS – Seris e Poder Judiciário implementam Comitê Estadual de Políticas Penais para ressocialização de detentos

Na tarde do dia 12 de março de 2025, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e o Tribunal de Justiça de Alagoas celebraram a criação do Comitê Estadual de Políticas Penais. Essa iniciativa, que foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa estabelecer políticas de formulação, monitoramento e avaliação de serviços e políticas penais estratégicas.

A solenidade que marcou a criação do Comitê contou com a presença do secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, e do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), desembargador Márcio Tenório de Albuquerque. Todos destacaram a importância dessa parceria entre a Seris e o Poder Judiciário para o desenvolvimento de políticas penais mais eficientes e humanizadas.

Diogo Teixeira ressaltou que Alagoas já vinha cumprindo com algumas determinações antes mesmo da criação do Comitê, citando o trabalho realizado para acabar com a superlotação nos presídios e oferecer alternativas de educação e trabalho para os detentos. Com a formação desse Comitê, ele enfatizou que será possível implementar com mais força decisões assertivas dentro do sistema prisional, contribuindo assim para a ressocialização e reintegração dos apenados à sociedade.

O desembargador Fábio Bittencourt também destacou a importância de cumprir as determinações do STF e do CNJ, ressaltando que a formação do Comitê de Políticas Penais será um instrumento fundamental para transformar o sistema prisional em Alagoas. Já o desembargador Márcio Tenório de Albuquerque enfatizou que a parceria entre as instituições é essencial para a segurança pública do estado, buscando dar melhores condições para que os apenados cumpram suas penas e retornem à sociedade contribuindo para a pacificação social.

Dessa forma, a criação do Comitê Estadual de Políticas Penais representa um passo importante para a melhoria do sistema prisional em Alagoas, visando a ressocialização e a promoção da cidadania das pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional.É essencial que o trabalho conjunto entre a Seris e o Tribunal de Justiça continue a buscar soluções eficazes e humanizadas para a execução penal no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo