Durante a visita, foram discutidas estratégias para reduzir os índices de homicídios e feminicídios em Alagoas. Gustavo Xavier enfatizou o compromisso da Polícia Civil em combater as mortes violentas intencionais, com foco nestes dois tipos de crime. O delegado-geral ressaltou que o fortalecimento da parceria entre a PC, o TJ e as demais instituições de segurança pública será fundamental para elevar Alagoas a um patamar de segurança nacional mais elevado.
Além disso, foi destacada a importância da Polícia Civil como elo entre o Poder Judiciário e as demais instituições de segurança pública. Gustavo Xavier explicou que a investigação realizada pela PC é fundamental para o andamento dos procedimentos que culminam no encaminhamento ao Poder Judiciário, visando proteger a sociedade alagoana e prestar um serviço de excelência.
Outro ponto abordado durante a reunião foi a recente nomeação de novos delegados, que irão reforçar as ações de segurança pública no estado. Gustavo Xavier enfatizou que esses profissionais estarão à disposição da sociedade, do Governo de Alagoas e do Tribunal de Justiça para contribuir na promoção de um ambiente mais seguro.
A reunião ainda contou com a presença do delegado-geral adjunto de Polícia Civil, Eduardo Mero, do corregedor-geral Fabrício Nascimento, e de outros delegados da cúpula diretiva da Polícia Civil de Alagoas, além do desembargador do TJAL, Fábio Ferrario. A parceria entre a Polícia Civil e o Tribunal de Justiça se mostra como um importante passo na luta contra a violência no estado.