Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.

ALAGOAS – Secretária da Mulher representa o Brasil em evento da ONU para discutir equidade de gênero e direitos das mulheres

Secretária da Mulher integra comitiva brasileira em evento na sede da ONU, nos Estados Unidos

A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, Maria Silva, está participando da 69ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher (CSW). Convidada pelo Ministério das Mulheres, ela compõe a comitiva brasileira no evento em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A participação alagoana na CSW, que é a principal instância mundial sobre equidade de gênero, teve início na última segunda-feira (10) e segue até este domingo (16).

Anualmente, durante o mês de março, a CSW reúne lideranças mundiais, organizações da sociedade civil, especialistas e ativistas de todo o mundo para debater iniciativas e políticas voltadas ao empoderamento feminino, enfrentamento às violências, garantia dos direitos e outras temáticas que impactam diretamente a vida das mulheres em todo o mundo.

Nesta edição, o evento tem como lema “Vamos juntas por um mundo mais igualitário!” e promove, principalmente, a revisão e avaliação da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, adotadas em 1995. As medidas constituem documentos que elencam objetivos estratégicos em 12 áreas de atuação – como saúde, educação, participação política e erradicação da violência -, assinada por 189 países e que representa um marco no avanço do direito das mulheres.

A comitiva brasileira participa do espaço “Diálogos Ministeriais”, ambiente de extrema importância para o diálogo e avaliação sobre os avanços e desafios para o alcance da igualdade de gênero. É uma importante plataforma de debates sobre os avanços e desafios para a criação, construção, análise e implementação de políticas públicas para a população feminina em todos os seus recortes. Também é uma grande oportunidade de conhecer e avaliar iniciativas desenvolvidas ao redor do mundo e trocar experiências.

A missão da secretária Maria Silva na comitiva brasileira iniciou na segunda-feira (10), com a abertura da 69ª sessão da CSW e o diálogo sobre os resultados das revisões nacionais da Pequim +30. Os debates seguem abordando temas como os desastres climáticos e a condição de mulheres marisqueiras, pescadoras e quilombolas. Na quinta-feira (13), o Brasil realizará o evento “Mulheres na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza” com o objetivo de intensificar o debate sobre a afirmação de mulheres e meninas como contempladas e impulsionadoras de políticas públicas para a erradicação da fome e combate à pobreza e às desigualdades.

Esta é a segunda participação do Governo de Alagoas no evento, com a secretária Maria Silva sendo convidada mais uma vez para representar o estado. A CSW segue com uma extensa programação de debates e discussões que visam promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo.

Botão Voltar ao topo