BRASIL – Ministro Alexandre de Moraes libera denúncia da PGR contra Bolsonaro e Braga Netto para julgamento na Primeira Turma do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de liberar para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general Braga Netto e mais seis investigados pela trama golpista. Com essa decisão, cabe agora ao presidente da Primeira Turma do STF, ministro Cristiano Zanin, marcar a data do julgamento.

Os ministros da Primeira Turma decidirão se Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e passarão a responder a um processo criminal na Corte. As acusações incluem crimes como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, entre outros.

A denúncia em questão envolve o núcleo 1 da investigação sobre a trama golpista, que foi acusado de tentar impedir o terceiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os denunciados incluem Jair Bolsonaro, o general Braga Netto, o general Augusto Heleno, Alexandre Ramagem, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid. O processo será julgado pela Primeira Turma do Supremo, composta por Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Caso a maioria dos ministros da Primeira Turma aceite a denúncia, Bolsonaro e os demais acusados se tornarão réus e responderão a uma ação penal no STF. A data do julgamento ainda não foi definida, mas considerando os trâmites legais, é possível que o caso seja julgado ainda neste primeiro semestre de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo