ALAGOAS – “Encontro da Assistência Social destaca políticas públicas para pessoa idosa, crianças e animais em Alagoas”

No último dia 14 de março, a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, marcou presença na 1ª Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas) em Alagoas. O encontro, que aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), reuniu gestores dos 102 municípios do estado e teve como foco principal a apresentação das iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) voltadas para a inclusão e a cidadania.

Durante a reunião, Arabella Mendonça detalhou as principais ações da Secdef direcionadas aos grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e animais. No âmbito das políticas para crianças e adolescentes, a secretária ressaltou o trabalho da Escola de Conselhos, agora sob a gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que oferece capacitação para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.

Um dos programas destacados foi o “Todo Dia É 18 de Maio”, que tem como objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, foram apresentados os serviços do Centro de Referência em Atenção à Criança e ao Adolescente (Crad), destinado a atender vítimas ou testemunhas de violência nessa faixa etária.

No que diz respeito à política para idosos, a Secdef promove ações de defesa e promoção dos direitos dessa população, incluindo a prevenção e o enfrentamento de violências e abusos, como o cartão que garante passagem gratuita no transporte intermunicipal para idosos.

A proteção animal também foi tema de destaque na reunião, onde Arabella Mendonça enfatizou as ações de prevenção e combate aos maus-tratos, mencionando o exemplo positivo do município de União dos Palmares, que tem se destacado no desenvolvimento de políticas eficazes para o bem-estar animal.

Além disso, a secretária apresentou iniciativas de inclusão, como o Festival da Inclusão, o Cartão da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e o trabalho com a comunidade surda por meio da Central de Intérpretes de Libras (CIL).

O Coegemas, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, tem como principal objetivo fortalecer a gestão municipal das políticas de assistência social, promovendo a troca de experiências, a qualificação dos gestores e a defesa dos interesses dos municípios nessa área.

Sair da versão mobile