BRASIL – Assalto na Avenida 9 de Julho em São Paulo resulta em vice-cônsul da Colômbia baleada durante ação policial.

Na tarde desta sexta-feira (14), a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que a vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca, foi atingida por um tiro durante uma tentativa de assalto na região dos Jardins, na capital paulista. O incidente ocorreu na Avenida 9 de Julho, onde a vice-cônsul caminhava pela calçada e acabou sendo atingida no momento em que um policial de folga reagiu a um assalto.

Após o episódio, um homem de 19 anos foi preso em flagrante por envolvimento na tentativa de assalto que resultou no disparo que atingiu Claudia Ortiz Vaca. De acordo com as autoridades, o suspeito tentava roubar uma mulher que estava em um táxi, mas foi impedido pelo policial que estava em um carro de aplicativo. Durante a intervenção, ocorreram os disparos que acabaram atingindo a vice-cônsul da Colômbia.

O Ministério das Relações Exteriores da Colômbia confirmou o caso e informou que Claudia Ortiz Vaca precisou passar por uma cirurgia, mas seu estado de saúde era estável. A ocorrência foi registrada no 78º Distrito Policial (Jardins) como lesão corporal decorrente de intervenção policial, disparo de arma de fogo e tentativa de roubo, e a arma do policial foi apreendida para perícia.

Segundo as autoridades, todas as circunstâncias do incidente estão sendo investigadas por meio de um inquérito policial para esclarecer os detalhes do ocorrido. O comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia ressaltou a gravidade da situação e a necessidade de apuração completa dos fatos para garantir a segurança da população. A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Ortiz Vaca, continua em recuperação após o episódio traumático e recebe todo o suporte necessário para sua reabilitação.

Botão Voltar ao topo