Abelly, uma estudante de apenas 17 anos do 3º ano do ensino médio, teve a ideia do projeto ao observar os impactos das chuvas e alagamentos em seu percurso diário até a escola. A partir daí, em parceria com o professor de geografia Leandro Correia, desenvolveu a proposta que se baseia no conceito de Cidades Esponjas, adaptado para a realidade escolar.
Após uma votação aberta, Abelly conquistou mais de 550 votos e garantiu sua participação na fase nacional do seminário, que ocorrerá em Foz do Iguaçu. Além disso, a jovem já tem em seu histórico uma participação em um programa de intercâmbio na Inglaterra, que contribuiu significativamente para seu crescimento intelectual.
A conquista de Abelly foi motivo de orgulho para o Colégio da Polícia Militar, reforçando seu compromisso com a qualidade da educação e o incentivo ao protagonismo juvenil. O diretor da instituição destacou a importância de projetos como o de Abelly para fortalecer o vínculo dos estudantes com a realidade em que estão inseridos.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa que busca envolver os jovens em discussões sobre temas de interesse comum, fomentando o diálogo e o desenvolvimento de propostas para questões relevantes. A etapa internacional de 2025 acontecerá em agosto, em Foz do Iguaçu, abordando o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”.
Assim, Abelly se destaca como um exemplo de dedicação, inovação e comprometimento com o desenvolvimento sustentável, levando o nome de Alagoas para além das fronteiras nacionais no âmbito educacional.