BRASIL – Ataques racistas contra apresentadora da TV Brasil após comentário sobre presidente da Conmebol na Libertadores levam EBC a adotar medidas legais.

A apresentadora do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, Luciana Barreto, se tornou alvo de ataques racistas nas redes sociais após comentar a fala do presidente da Conmebol sobre a participação do Brasil na Libertadores. Durante o telejornal, Luciana ressaltou a importância de confederações e clubes de futebol implementarem políticas antirracistas para combater as práticas de ódio em campo.

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) emitiu uma nota em repúdio às agressões racistas sofridas pela jornalista, no qual afirmou que tomará as medidas judiciais cabíveis. A direção da empresa reforçou seu compromisso com a pauta da igualdade racial e repudiou qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Luciana Barreto, além de apresentar o jornal vespertino da TV Brasil, é mestre em relações étnico-raciais, palestrante, escritora e pesquisadora. Possui diversos prêmios em sua carreira, como o Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, Região Sudeste, em 2024, e o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento, em 2012.

Em 2015, foi eleita uma das Mulheres Inspiradoras pelo Think Olga e, em 2018, recebeu o prêmio “Sim à Igualdade Racial” na categoria “Em Pauta” por seu trabalho na mídia contra o racismo. No mesmo ano, foi eleita Embaixadora de Turismo do Rio de Janeiro por seu ativismo em prol do respeito à diversidade.

A resposta da apresentadora aos ataques racistas foi compartilhada em suas redes sociais, onde ela se manifestou sobre o assunto. Luciana Barreto tem sido uma figura ativa na luta contra o racismo e na promoção da igualdade racial, recebendo reconhecimento por seu trabalho e dedicação à causa.

Sair da versão mobile