De acordo com dados da Dataprev até as 13h45, foram feitos mais de 10 milhões de pedidos de empréstimos, resultando no fechamento de 1.244 contratos. Todo o processo foi realizado através do aplicativo e do site Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados.
O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho foi criado por medida provisória no dia 12 e beneficia empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).
Essa nova modalidade permite que os trabalhadores autorizem o compartilhamento de dados do eSocial para contratar crédito com desconto em folha. Com mais de 80 bancos e instituições financeiras tendo acesso ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada através do eSocial, a expectativa é de que o volume de crédito consignado privado triplique, passando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões neste ano, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A nova medida tem impacto significativo no setor financeiro e na vida dos trabalhadores brasileiros. A Agência Brasil preparou um guia com perguntas e respostas sobre o novo consignado para CLT, oferecendo informações importantes para os interessados em aderir a essa modalidade de crédito mais vantajosa.