BRASIL – Novo crédito consignado para empregados da iniciativa privada atinge mais de 10 milhões de simulações até esta sexta-feira

Nesta sexta-feira (21), o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou que mais de 10 milhões de trabalhadores já simularam o novo crédito consignado para empregados da iniciativa privada. A nova modalidade, que entrou em vigor hoje, tem o potencial de oferecer crédito mais barato para até 47 milhões de pessoas.

De acordo com dados da Dataprev até as 13h45, foram feitos mais de 10 milhões de pedidos de empréstimos, resultando no fechamento de 1.244 contratos. Todo o processo foi realizado através do aplicativo e do site Carteira de Trabalho Digital, que conta com 68 milhões de trabalhadores cadastrados.

O Programa Crédito do Trabalhador na Carteira Digital de Trabalho foi criado por medida provisória no dia 12 e beneficia empregados da iniciativa privada com carteira assinada, incluindo empregados domésticos, trabalhadores rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEI).

Essa nova modalidade permite que os trabalhadores autorizem o compartilhamento de dados do eSocial para contratar crédito com desconto em folha. Com mais de 80 bancos e instituições financeiras tendo acesso ao perfil dos trabalhadores com carteira assinada através do eSocial, a expectativa é de que o volume de crédito consignado privado triplique, passando de R$ 39,7 bilhões em 2024 para mais de R$ 120 bilhões neste ano, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A nova medida tem impacto significativo no setor financeiro e na vida dos trabalhadores brasileiros. A Agência Brasil preparou um guia com perguntas e respostas sobre o novo consignado para CLT, oferecendo informações importantes para os interessados em aderir a essa modalidade de crédito mais vantajosa.

Botão Voltar ao topo