Profissionais de saúde dos três níveis de governo estão percorrendo as casas nas proximidades onde dois casos de sarampo foram confirmados na semana passada, com o intuito de identificar possíveis pessoas infectadas e prevenir a disseminação da doença. A base para as equipes está sendo na Escola Municipal Valério Vilas Boas Filho, em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti.
Na última sexta-feira (14), dois casos de sarampo foram confirmados na cidade, sendo duas crianças da mesma família, menores de um ano, que já estão recebendo tratamento médico adequado. A Secretaria de Saúde destaca que a vacinação é essencial para prevenir novos surtos da doença, especialmente considerando a vulnerabilidade de uma população não vacinada.
O Ministério da Saúde destaca a importância da vacinação contra o sarampo para todas as pessoas entre 12 meses e 59 anos de idade. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, está disponível nos serviços de saúde públicos. Gestantes não vacinadas ou com esquema incompleto deverão receber a vacina no puerpério, após o parto.
Além disso, de acordo com a situação epidemiológica de cada localidade, outras estratégias de vacinação podem ser estabelecidas para conter surtos da doença. A vacinação para o sarampo pode ser indicada para crianças de seis meses a um ano em áreas com incidência do vírus, seguindo orientações das autoridades de saúde locais e nacionais.
É fundamental que a população esteja ciente da importância da vacinação como medida preventiva para evitar doenças infecciosas, como o sarampo, e colaborar para a construção de uma comunidade mais saudável e protegida contra essas enfermidades contagiosas.