CAOS NO SERTÃO – Tenente-coronel pode ser afastado após denúncias de extorsão

O Ministério Público do Estado (MPE) teria solicitado a saída do comandante do 7º Batalhão na região sertaneja em Alagoas. O Tenente-coronel Gouveia, atual comandante do 7BPM, que é responsável pelo policiamento em várias cidades do Sertão, estaria se envolvendo em ações censuráveis para seu posto. Como punição, conforme circula nos bastidores da caserna, o militar poderá ser afastado do Comando do Batalhão. O esperado é que o MPE e o Comando da PM se pronunciem em breve sobre o caso.

Quando assumiu o posto em março do ano passado, Gouveia prometeu à imprensa que iria intensificar as operações de combate ao tráfico de drogas e aos homicídios de maneira integrada com os demais órgãos que compõem a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL), operações estas, baseadas nos índices criminais fornecidos através da estatística colhida. No entanto, não é o que vem acontecendo.

“Procuraremos superar o problema de efetivo, com um novo planejamento e modo de emprego dos nossos Policiais, otimizando os recursos nos horários e locais mais necessários. Além disso, estamos ansiosos para recebermos os novos PMs que estão terminando sua formação, o que sem dúvidas, ajudará bastante a nossa operacionalidade, e, consequentemente, proporcionará maiores condições de segurança a população sertaneja”, disse Gouveia à época.

No entanto, na prática, o empenho do tenente foi outro. Há denúncias de extorsão, o que têm chamado a atenção das autoridades. Sem contar o aumento do índice de assaltos na região. O esquema seria para obrigar lojas a contratarem seguranças particulares. Quem se nega a adquirir o serviço é, misteriosamente, assaltado dias depois. Sendo assim, um promotor teria pedido o afastamento de um delegado local e de Gouveia sob suspeita de prática de crime de extorsão ao comércio de todas as cidades.

“Sem falar no grande número de homicídios. O TC Gouveia já tem histórico de extorsão na corporação, não era nem para estar em comando de unidades. TC Gouveia sempre foi protegido pelo Cel Do Valle mas agora a casa caiu”, disse uma fonte.

Botão Voltar ao topo