O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou nesta sexta-feira (20) que 18 trechos do litoral alagoano estão impróprios para banho.
Nesses trechos foram encontrados índices da bactéria Escherichia Coli (E. Coli) em um valor superior a 2 mil para cada 100 ml de água, em mais de 80% das amostras.
Foram analisados 64 pontos do Litoral Sul e o Litoral Norte. Em Maceió, sete trechos foram classificados como impróprios. Na Praia da Avenida, o trecho da interseção da Av. Assis Chateaubriand com a Rua Dias Cabral até a interseção com a Rua Barão de Anadia não é recomendado para banho de praia.
Na Ponta Verde na interseção da Av. Silvio Carlos Vianna com a Rua Profª Higia Vasconcelos e também o trecho da Av. Álvaro Otacílio entre as ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto.
Já na Jatiúca o trecho da Av. Álvaro Otacílio entre as avenidas Dr. Antônio Gomes de Barros e Empresário Carlos da Silva Nogueira também está impróprio para banho.
A Praia do Mirante da Sereia, no ponto em frente à rua do principal acesso, e a Praia de Ipioca, também no principal acesso da praia estão impróprias.
Litoral Sul
Os trechos impróprios no Litoral Sul costumam se repetir, infelizmente. O Rio São Francisco em Piaçabuçu, na Rua Artur de Farias Lôbo e em frente ao Terminal Turístico de Artesanato. Além do Rio Niquim, na Barra de São Miguel.
Litoral Norte
As praias de Paripueira e Maragogi são as que têm mais trechos considerados impróprios pelo IMA. Em Paripueira, os dois trechos analisados foram condenados, no lado direito, a pelo menos 250 metros da rua de principal acesso à praia, e do lado esquerdo, a quase 1 km da principal.
Em Maragogi, estão impróprios os trechos em frente à foz do Rio Salgado, em frente à Escola Manoel M. Costa, na Foz do Rio Maragogi, a cerca de 500 metros do início da orla, na Av. Beira Mar, em frente à Rua N. Sª. da Guia e em frente à foz do Rio Persinunga.
As praias que não foram citadas em todo o litoral estão liberadas para os banhistas aproveitarem o fim de semana de sol.