A água com gás faz bem para a saúde, pois além de hidratar, contém os mesmos micronutrientes que a água natural, sendo diferenciada apenas pela adição do CO2 (gás carbônico), um gás inerte que é eliminado do corpo logo após a ingestão. A presença de CO2 na água apenas leva ao aparecimento de bolinhas e um sabor mais ácido à água.
Apesar de ser saudável, algumas marcas adicionam à água com gás algumas substâncias, como saborizantes e adoçantes artificiais, o que acaba diminuindo o efeito saudável e os benefícios da água com gás e, por isso, é recomendado que se observe o rótulo das embalagens. Pensando nisso, o jornal destaca alguns benefícios, segue a baixo;
Ser rica em nutrientes
A água mineral, com ou sem gás, é rica em nutrientes como cálcio, potássio e magnésio. Como também contém sódio, as pessoas que têm pressão alta devem ficar atentas ao rótulo, pois algumas marcas podem adicionar quantidades a mais desta substância, devendo-se evitar as marcas que fazem isto.
Ajudar a emagrecer
O gás presente na água gaseificada, quando liberado no estômago, aumenta a sensação de saciedade e de estômago cheios, o que pode ajudar a comer menos e diminuir a quantidade de calorias em uma refeição. Além disso, a água com gás não tem calorias e, por isto, pode ser consumida à vontade.
Melhorar a capacidade de engolir
Alguns estudos demonstraram que a água com gás produz estímulos sensoriais e químicos sobre a capacidade oral e a mucosa faríngea, melhorando a capacidade de deglutição, sendo, por isso, benéfica para pessoas que possuem disfagia.