Os mais de 500 servidores aposentados e pensionistas de Atalaia, interior de Alagoas, protestaram nesta terça-feira (05), na porta da prefeitura do município e ocuparam o Atalaia Previdência, por não estarem recebendo os salários há dois meses. A agência da Previdência responsável pelo repasse do dinheiro enviou ofícios à prefeitura cobrando explicações, mas nada foi feito.
A aposentada Maria Núbia de Souza fez parte do ato. “Nós não aguentamos mais essa situação. É humilhante, é degradante. São pessoas que adoecem, são perdas incríveis que nós temos. É todo dia você repetindo para os seus filhos ‘não tenho, não tenho’. Nós estamos nos acabando, doentes e com fome”, disse ela.
De acordo com o presidente da agência, José Humberto Craveiro, o 13º, pago no mês de aniversário de cada servidor público, não é depositado há quatro meses. A dívida total da prefeitura passa dos R$ 2,7 milhões. “Segundo eles (a prefeitura) é a queda que houve do repasse federal. A informação que dão pra gente é essa”, explica o presidente.
O aposentado Emir Vieira está com as contas acumuladas. Ele trabalhou durante 26 anos como guarda municipal, tem esposa e cinco filhos para sustentar, mas não sabe quando vai receber o salário. Segundo ele, na cozinha, há apenas alguns alimentos que foram doados e o armário e geladeira estão quase vazios. “Quando não tenho nada, que vejo o armário vazio, peço comida para os meus filhos comerem e não passar necessidade”, desabafou.
O prefeito do município e o secretário de Finanças ainda não se posicionaram. O secretário de Educação, Petrúcio Wanderley, comentou sobre a situação. “Nós tivemos que tirar do exercício de 2017 o restante do recurso para poder pagar folhas do ano de 2016. Porque existia um bloqueio nas contas e tinha sido compromisso do gestor em quitar todas as folhas. Como é do conhecimento de todo mundo, todos os municípios estão tendo quedas na arrecadação. A nossa programação é que no dia 10 de janeiro nós estaremos com a folha de dezembro paga”.