ALAGOAS – Idealizador do Programa de Iniciação Científica no Brasil visita a Uncisal, fortalecendo a parceria com o Governo de Alagoas.

No dia 17 de agosto de 2023, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) recebeu a visita do professor e pesquisador João Aldésio Pinheiro Holanda, idealizador do Programa de Iniciação Científica no Brasil. Durante a visita, João Aldésio pôde conhecer as dependências da universidade e ficar ainda mais próximo da instituição, da qual mantém um laço afetivo, já que sua filha, Luana Diógenes Holanda, é professora da Uncisal há 20 anos.

Em seu encontro com os representantes da Uncisal, João Aldésio expressou sua satisfação com a estrutura da universidade, ressaltando que houve uma melhora significativa desde a sua primeira visita há duas décadas. O professor, natural do Ceará, destacou o carinho e a acolhida que Alagoas e a Uncisal deram à sua filha, o que o deixou feliz e com o coração cheio de alegria.

Durante a visita, João Aldésio teve a oportunidade de conhecer a nova estrutura da Uncisal e foi recebido por pesquisadores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep), pela pró-reitora Estudantil, Liliane Toscano de Brito, pela equipe da Proest e pela chefe do Centro de Cirurgia Experimental e Biotério (CCEB), Danielle Custódio.

João Aldésio é uma figura importante para a Iniciação Científica no Brasil. Ele começou sua carreira acadêmica como professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1968, onde promoveu o 1º Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa. Esse evento foi um sucesso, com a apresentação de 92 trabalhos e a publicação dos resumos nos anais do evento.

A partir desse primeiro encontro, João Aldésio fez propaganda do evento nas idas ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que propôs a criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Esses encontros ainda acontecem até hoje e têm contribuído significativamente para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil.

A ideia para a realização do Encontro Universitário de Iniciação à Pesquisa da UFC surgiu quando João Aldésio percebeu que os relatórios produzidos pelos estudantes pesquisadores do CNPq não estavam sendo analisados. Para solucionar esse problema, ele criou uma comissão de pesquisadores para analisar os relatórios, mas alguns pesquisadores não se sentiam à vontade para analisar trabalhos de outras áreas. Foi então que surgiu a ideia de os estudantes pesquisadores apresentarem seus trabalhos para outros estudantes.

Atualmente, João Aldésio é conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Química e acadêmico titular e vice-presidente da Academia Cearense de Química. Ele possui graduação e mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Ciência Química Inorgânica também pela Universidade de São Paulo, além de ter feito estágio de pós-doutorado na Universidade de Nice, na França.

A visita de João Aldésio à Uncisal representa não só um momento de reconhecimento e admiração pela instituição, mas também uma oportunidade de fortalecer os laços entre a Uncisal e um dos principais idealizadores da Iniciação Científica no Brasil.

Botão Voltar ao topo