Uma das novidades mencionadas pela Secretaria de Estado do Turismo é a ampliação das opções de voos internacionais. A partir de dezembro deste ano, Alagoas passará a contar com dois voos semanais diretos para Buenos Aires, na Argentina, operados pela Gol Linhas Aéreas.
Segundo a secretária, essa nova rota direta é uma excelente oportunidade para fortalecer as conexões entre Alagoas e a América do Sul, atraindo turistas argentinos para conhecer as belezas do estado. Bárbara Braga ressalta que estão trabalhando para ampliar as opções de voos e atrair mais turistas, tanto do Brasil quanto do exterior. O aumento do fluxo internacional impulsiona a economia local e alavanca o turismo como ferramenta de transformação social em Alagoas, gerando emprego e renda para os cidadãos.
Além da conexão com a Argentina, a frequência de voos para Lisboa, Portugal, também foi ampliada. A partir de outubro, serão três voos semanais que ligam Lisboa à capital alagoana, possibilitando uma maior integração com o mercado europeu.
De acordo com informações da Superintendência de Planejamento e Prospecção de Negócios da Setur (Secretaria de Estado do Turismo), no comparativo entre janeiro e junho de 2022 e 2023, Alagoas registrou um crescimento histórico no fluxo de turistas internacionais, com um aumento de 369%.
Para a secretária, esse aumento no número de voos operados pela companhia europeia TAP é fundamental para atrair visitantes internacionais e consolidar Alagoas como um destino de destaque no cenário global.
Além do crescimento no fluxo internacional, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares também terá um reforço na malha aérea nacional. Para a próxima alta temporada (2023/2024), o estado contará com 42 voos semanais extras, operados por diversas companhias aéreas. A Azul Viagens, por exemplo, disponibilizará 27 voos extras que partirão de 17 cidades brasileiras, sendo Alagoas o destino com o maior volume de voos para essa temporada.
Com essas conquistas, o estado de Alagoas busca se firmar como um destino turístico cada vez mais atrativo para visitantes de diferentes partes do mundo, impulsionando a economia local e promovendo o desenvolvimento social da região.