De acordo com o MPSP, para iniciar o inquérito, o promotor Cesar Ricardo Martins, da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital, considerou o grande número de reclamações registradas contra a 123Milhas em plataformas online e no Procon. Ao todo, foram 973 registros relacionados aos assuntos que estão sendo investigados.
“A empresa tem 15 dias para esclarecer se houve cancelamento de pacotes turísticos devido a culpa da 123Milhas, como falta de repasse de valores para as companhias aéreas e redes hoteleiras”, informa o MPSP.
Recentemente, a 123Milhas divulgou uma nota em seu site, informando que decidiu suspender a emissão de passagens e pacotes da linha Promo, que possui datas flexíveis, com previsão de embarque entre setembro e dezembro de 2023. A venda desse produto já havia sido interrompida anteriormente.
A empresa justificou a decisão devido a fatores econômicos e de mercado, como a alta demanda por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo na baixa temporada, e a taxa de juros alta. A 123Milhas ressaltou que a linha Promo representa apenas 7% dos embarques previstos para 2023.
A empresa garante que os valores já pagos pelos produtos da linha Promo, com embarque previsto para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, serão completamente reembolsados em vouchers. Esses vouchers terão uma correção monetária de 150% do CDI, ficando acima da inflação e dos juros de mercado. Eles poderão ser utilizados por qualquer pessoa para a compra de outros produtos da 123Milhas.
A abertura desse inquérito é mais um exemplo de como os consumidores estão cada vez mais cientes de seus direitos e dispostos a buscar soluções para problemas enfrentados com as empresas. A 123Milhas terá que prestar os devidos esclarecimentos e aguardar a conclusão das investigações.