O Ver e Aprender será realizado pelas secretarias de Estado da Saúde e da Educação, transformando a realidade dos alunos da rede estadual que possuem dificuldade para enxergar e muitas vezes desconhecem o problema. Na escola estadual da Garça Torta, cerca de 160 estudantes foram contemplados com o programa.
O governador Paulo Dantas ressaltou que o Ver e Aprender é um programa oficial do governo e que tem como objetivo melhorar a saúde dos estudantes e diminuir a evasão escolar. Através do programa, serão realizados mutirões para diagnósticos oftalmológicos nas escolas estaduais, entregando óculos e proporcionando aos alunos uma visão melhor e um aprendizado mais eficiente.
Durante a inauguração da escola Professor Eduardo Almeida, que contou com um investimento de mais de R$1,6 milhão na reforma, o secretário Marcius Beltrão afirmou que Alagoas está passando por uma transformação na educação, melhorando a qualidade de ensino e oferecendo melhores condições de aprendizado aos estudantes.
O Ver e Aprender contará com médicos responsáveis por realizar os exames e, caso haja necessidade, prescrever o tratamento adequado para cada caso. O agendamento dos exames será feito pelo Governo do Estado, ocorrendo dentro das próprias escolas, com uma estrutura previamente montada pela Secretaria de Saúde. As solicitações dos exames serão inseridas no sistema de saúde de marcação de consultas, para que o agendamento seja feito e os pais ou responsáveis pelos alunos sejam comunicados posteriormente.
O evento de lançamento do Ver e Aprender também contou com a participação de diversas autoridades, como a secretária Roseane Vasconcelos, os deputados Silvio Camelo, Alexandre Ayres e Dudu Ronalsa, o vereador Joãozinho e o prefeito de Batalha, Wagney Dantas.
Com a implementação do programa Ver e Aprender, o governo de Alagoas busca proporcionar uma melhor qualidade de vida e aprendizado aos estudantes da rede estadual, possibilitando que eles enxerguem melhor, aprendam mais e estejam preparados para o futuro.